ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES

Comemoração pelo Dia do Soldado


A cada 25 de agosto, o Soldado brasileiro renova-se ao recordar o passado, em reverência à figura de Luís Alves de Lima e Silva, Soldado símbolo da Pátria, o Duque de Caxias. É sempre momento para evidenciar os feitos desse chefe militar vitorioso que o Exército consagrou como Patrono.

Em 2019, as comemorações da data se voltaram à dimensão humana da Força, no sentido de agradecer ao Soldado, que diuturnamente está vigilante em nossas fronteiras, em nossas cidades, em outros países, representando a nação brasileira e assegurando a estabilidade em momentos de crise. 

Evidenciando a data, no dia 22 de agosto, o Tenente Coronel Cristiano Iuva Arend visitou o Instituto Sinodal da Paz, ocasião em que proferiu uma palestra vocacional sobre formas de ingresso no Exército Brasileiro e enfatizou as comemorações do Dia do Soldado.

O lema "Obrigado, Soldado!", evidenciado nas comemorações, foi utilizado para agradecer a presença na defesa dos mais de 17 mil km de fronteiras terrestres; pelos ensinamentos de educação civil e militar aos quase 100 mil jovens que prestam o serviço militar obrigatório todo ano; pelas obras de infraestrutura de estradas, ferrovias, pontes e poços artesianos, de transposição de rios e de construção de aeroportos, contribuindo com o desenvolvimento nacional; pela coordenação da distribuição de água para mais de quatro milhões de sertanejos no semiárido brasileiro; 13 anos de atuação no Haiti, amenizando o sofrimento daquele povo assolado pela miséria e por catástrofes naturais; e pela inovação no campo da ciência e tecnologia nos Projetos Estratégicos não só com o desenvolvimento de novos sistemas e equipamentos tecnológicos de emprego dual da engenharia militar, como também com a geração de empregos e com a participação na pauta de exportação brasileira.

Entre os tópicos abordados em sua fala, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Da Paz, foram recordados feitos históricos de Duque de Caxias, Patrono do Exército, bem como as ações atuais realizadas pelo Exército Brasileiro no preparo da tropa para Ações Humanitárias e também em apoio às calamidades que acometem nossa pátria e nosso povo. O Tenente Coronel Cristiano Arend abordou as características da atividade militar e diferentes formas de ingresso, sejam concursos públicos ou cargos temporários que podem ser preenchidos no âmbito da Força.