ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES

"Viagem ao Centro da Terra? foi a obra abordada no Café Lite

?Desce à cratera do Youcul de Sneffels que a sombra do Scartaris vem beijar antes das calendas de julho, ó viajante audaz, e tu chegarás ao centro da Terra. Eu o fiz. (Arne Saknussemm)?. São essas as palavras que, decifradas de um criptograma, levam o adoravelmente irascível professor Liddenbrock e seu sobrinho Axel (o narrador) à Islândia em ?Viagem ao Centro da Terra?, uma das maiores devoções literárias e talvez o livro que melhor define o fascínio que Júlio Verne exerce ao transformar a geografia em aventura.

A obra foi trabalhada durante esse primeiro semestre letivo com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental do Instituto Sinodal da Paz, sob a orientação da Professora Raquel A. Riewe e com o apoio e colaboração dos demais professores da série e da Coordenação Pedagógica da escola.

Excelente narrativa que radicaliza o ímpeto e a imaginação de seus leitores, ?Viagem ao Centro da Terra? é um clássico da literatura mundial e conquista leitores há séculos. Seu conteúdo foi abordado pelos alunos durante o Café Literário da 8ª série, realizado no dia 12 de julho, no Auditório da escola, apresentado aos pais da respectiva turma, por meio de pesquisas, apresentação musical e da interpretação teatral construída em diversas cenas, inclusive propiciando a interação com o público.

O Café Literário é um projeto interdisciplinar desenvolvido no Instituto Sinodal da Paz com as turmas do Ensino Fundamental II, a fim de incentivar a leitura e, consequentemente, a pesquisa e a interpretação textual, envolvendo os alunos com obras clássicas e de importante conteúdo literário.