ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES

Da Paz Realizou Momento Literário Com Autora Presente.

O Instituto Sinodal da Paz proporcionou aos alunos da Ed. Infantil à 4ª série do Ensino Fundamental, em comemoração à Semana das Crianças, momentos literários muito especiais e enriquecedores, contando com a presença da escritora e contadora de histórias santa-rosense, Maria Inez Flores Pedroso.

As turmas da Educação Infantil desenvolveram projetos diferentes partindo do livro ''Marreca Peteca''. Os alunos exploraram o livro através do manuseio e observação das imagens. Após a história contada pelas professoras iniciaram-se os registros através de recortes, colagens, tintas, entre outros. Para conhecer um pouco mais sobre a personagem principal foram realizadas algumas pesquisas sobre o habitat e alimentação dos marrecos. Também foram confeccionadas, pelos alunos, as petecas. Cada turma utilizou materiais diferentes para a confecção desse brinquedo.

A 1ª série (turmas F, J e T) trabalhou com a obra ''Sabolha''. Muito além de incentivar a leitura e a escrita por meio de atividades (caça-palavras, pesquisa no livro, releitura plástica da parte/ página mais interessante da obra...), as professoras orientaram às crianças a analisarem o desejo da personagem Sabolha não só em distribuir a quem encontrasse pelo caminho bolhas de amor, respeito, carinho, como também a vontade de a personagem aprender sobre as diferentes culturas.

Os educandos das 2ª séries fizeram a leitura da obra ''Maestro Brisa e o Coral Noturno'', da referida escritora. Durante o processo de leitura desse livro, as crianças realizaram, de maneira crítica e construtiva, atividades referentes ao enredo dessa literatura: pesquisa sobre o conceito de ''brisa'', investigação dos barulhos que costumamos ouvir à noite, conversa sobre a importância do aquecimento de voz àqueles que cantam, produção de textos, releitura e desenhos sobre a obra, pesquisa sobre a fantástica melodia do Bolero de Ravel bem como a construção de um glossário com as palavras desconhecidas encontradas no texto. 

Já o enredo do livro ''Miró Estrela em Operação Cuidado'' foi trabalhado pelas 3ªs séries do Ensino Fundamental, por meio de: leitura individual e, seguida, de leitura aos pais, produção de acróstico, confecção de cartazes e de placas de cuidado com o ambiente escolar, produção de texto, entre outros. Com esse momento literário, a mensagem que o livro trouxe ficou ainda mais clara: o cuidado que precisamos ter conosco, com as outras pessoas e com o nosso planeta.

As turmas de 4ª séries se envolveram com o livro ''Encontro Precioso'' e ao passo que leram a obra, confeccionaram a boneca ''Abayomi'' - presente que, na narrativa, é dado pela avó à neta Helena. Pontuaram as características das personagens, preparam um saboroso lanche coletivo com comidas de origem africana, fizeram levantamento dos valores abordados na obra, como: respeito, amor, amizade, diferenças, a experiência dos mais velhos.

Destaca-se que, nos diferentes momentos, ao interagir com esses pequenos leitores, Maria Inez Flores Pedroso se mostrou não só escritora, contadora de histórias e cantora, como também uma excelente atriz, e, assim, fez com que todos ficassem ainda mais encantados com o rico mundo da literatura.


 CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS