FOTOS

1ª Mostra de Fotografias - DA PAZ

A 1ª MOSTRA DE FOTOGRAFIA DA PAZ

A 1ª Mostra de Fotografia da Paz foi baseada no tema ?O DIA-A-DIA NA ESCOLA? e teve como objetivo sensibilizar os alunos da Instituição para a percepção das realidades envolventes no ambiente escolar, desenvolvendo a sua capacidade de observação e de comunicação através da imagem.

Após o registro fotográfico, as imagens foram explicadas pelas turmas da seguinte forma:

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 7ª série A, em dois ambientes:

- a biblioteca: ambiente onde realizam leituras e estudam, pois é lugar calmo e silencioso. Além de contar com o auxílio da Tia Edila que orienta na escolha dos livros e na organização dos mesmos;

- e a sala de informática: ambiente tecnológico onde trabalham sobre as aulas, mas utilizando o computador, com o auxílio da professora Morgana.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 7ª série B, através da prática do esporte que além de sua importância para o desenvolvimento motor, recebe muito incentivo na escola. Também retrata o gosto dos alunos pelas práticas esportivas.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 8ª série A, em sala de aula como o ambiente que representa o dia-a-dia na escola. Na sala de aula da educação infantil 5 anos, registraram o início da vida escolar, pois a escola sempre é repleta de crianças e auxilia no seu desenvolvimento. Já na sua sala de aula perceberam a evolução, pois é nesta que aprimoram os conhecimentos e continuam a crescer como alunos e cidadãos. O dia-a-dia na escola é assim: aprender, evoluir, trocar ideias, até concluir mais uma etapa da vida escolar.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 8ª série B através da sala de aula e dos lápis de cor, relacionando a escrita, o desenho e as artes que são incentivados na escola.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 9 ª série A através da sala de aula onde passam a maior parte do tempo, criam laços e adquirem conhecimentos; local onde são desafiados cada dia a serem adolescentes determinados, organizados, estudiosos e com objetivos e sonhos a realizar. Desta forma procuram realizar as tarefas com leveza, união, companheirismo e acima de tudo, respeito. A sala de aula da 1ª série representa para eles a espontaneidade e a ingenuidade em cada criança.  Nesse ambiente onde são feitas descobertas, cada criança com seu jeitinho, aprende coisas novas e tornam o espaço escolar mais alegre.

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos da 9ª série B em um lugar simples, porém com uma vista incrível: a janela da sala de aula! Decidiram pendurar algumas aquarelas na janela e, dessa forma, representar oficinas que a escola oferece para que os alunos possam descobrir seus talentos e esbanjá-los. A escola representa para a turma diversidade e inclusão. Diversidade por meio do espaço onde todos, mesmos diferentes, dividem experiências únicas. E, inclusão por meio das diversas oficinas para todos os gostos e talentos.

   

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos do 1º ano A e segundo eles, escolheram o que melhor representa a escola: o esporte, pois são muito bem representados nas competições e também pela torcida. A outra foto, retrata a liberdade que é possibilitada pela escola para serem eles mesmos e, sempre melhores. As mãos dadas representam união seja de alunos com alunos, alunos com professores e união entre todos da comunidade.

   

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos do 1º ano B foi registrado no local onde passam a maior parte do seu tempo: a sala de aula. Procuraram representar o trabalho em grupo e ajuda mútua em questões que abrangem elementos estudados em aula.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos do 2º ano A que acreditam que a instituição é composta por vários setores e todos representam muito bem o que chamam de ambiente escolar. Observaram que ao longo desses 69 anos de história, alunos se encontram em frente a escadaria da Igreja de Confissão Luterana no Brasil ? IECLB, no final das aulas. Escolheram esse local para ser representado em sua fotografia, pois a escadaria tornou-se um símbolo onde um grande número de estudantes se reúnem para conversar e debater como foram as aulas e como será o restante da semana.

 

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos do 2º ano B através de uma escada e uma porta: passam por elas todos os dias e nunca pensam o quão importantes são! A escada representa a evolução, degrau por degrau, passo por passo, do início ao fim da vida escolar. E, quando chega o tão esperado fim, descem por ela com todo o prazer do mundo, observando cada detalhe da caminhada. Já a porta é por onde iniciam tudo! É a passagem do ?mundo de fora? para a escola, onde sentem-se seguros e nunca estão sozinhos, sempre rodeados de amigos.

 

O dia-a-dia no Da Paz foi registrado pelos alunos do 3º ano em ambas as fotografias retratam momentos de descontração, pois acreditam que a escola, além de proporcionar conhecimento, é um importante meio que promove a socialização e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e convivência.  Os alunos subindo na escada, em um momento de interação, formam um movimento contrário ao teto, criando uma atmosfera de completude, como se os estudantes e o prédio formassem um mesmo ser. A presença das longas janelas e da forma circular da parede, também foram motivos para a escolha desse local. A outra foto mostra uma tradicional atividade dos recreios: o jogo de truco. A composição é formada pelos rostos que criam uma espécie de moldura na foto. O local escolhido foi a arquibancada, pois é um tradicional local em que os alunos aproveitam o intervalo.